O NTE-Abaetetuba e os Novos Desafios Amazônicos

O NTE-Abaetetuba e os Novos Desafios Amazônicos

A inauguração do NTE – Abaetetuba representa a construção de mais uma página do livro que conta a história da luta por uma educação de qualidade na Amazônia. Sabemos que são muitos os desafios enfrentados pelos educadores brasileiros. Sobretudo na Amazônia, uma região que até bem pouco tempo atrás era marcada pela desarticulação em relação aos grandes centros nacionais.  Não faz muito tempo as torres de ferro eram levantadas para garantir a repetição de programas de emissoras do sudeste do Brasil. Se entendia que isso era modernidade. As poucas TVs enchiam de sonhos os jovens estudantes. Os rádios emprestavam voz a personagens que tomavam corpo no imaginário dos ouvintes. Eram expectadores de um novo mundo, de um mundo desconhecido e que passou, por meio das propagandas, a ser desejado.

As salas de aulas amazônicas viviam um cotidiano distante do mundo de então, um mundo de novas tecnologias, da telefonia e das antenas de TV. Décadas passaram. A Revolução Técnico-Científica alcançou proporções  que obrigam uma constante atualização. Trata-se de uma verdadeira revolução nos conceitos do que é Novo e do que é moderno. Engenharia genética, clonagem, fibra ótica, macroeconômica, energia alternativa, desenvolvimento sustentado, robótica, pesquisa com células-tronco,  notebooks, internet, etc., conceitos, idéias e palavras que nossos alunos repetem como se fossem de outro mundo. Do mundo de dentro da TV. Do mundo de dentro dos monitores dos computadores. Nossos alunos estão cada vez se aproximando dessas novas tecnologias. Mas será que esta aproximação está se dando dentro dos nossos espaços de ensino-aprendizagem, nossas salas de aula?

Não cabe AGORA discutirmos isso. Cabe dizer que o NTE-Abaetetuba  está vivo e se propõe atuar junto com os professores dos mais diferentes espaços didáticos, independente se a rede de ensino é municipal, estadual ou particular, para que cada vez mais as nossas escolas respondam as necessidades da realidade e possam se transformam em respostas aos novos desafios da vida.

O NTE-Abaetetuba quer ser ponte entre as margens do conhecimento e do dia-a-dia, cujo rio é movido pela fluidez do tempo histórico.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s