VEJA COMO A TECNOLOGIA PODE NOS AJUDAR NAS MAIS DIFERENTES OCASIÕES DO DIA-A-DIA

OLHOS ELETRÔNICOS

No Brasil, existe um aparelho que reconhece cores. E, nos Estados Unidos, há até leitor de notas de dólar.(Este instrumento seria de grande auxilio para que pessoas com deficiência visual pudesse ser mais independente).

LOCALIZADORES SONOROS

O indivíduo aciona um controle e o dispositivo, preso a chave ou bagagem, emite um som. (Já este aparelho serviria para os deficientes auditivos ganhar mais mobilidade nas ruas principalmente das grandes cidades brasileiras)

EQUIPAMENTOS QUE FALAM

São relógios, balanças, bússolas, termômetros, despertadores e calculadoras com voz eletrônica. (Equipamentos assim já existem no mercado, porém muitos deficientes visuais ainda não possuem acesso,o qual poderia facilitar também seu acessoà cidadania).

LEITORES DE TELA

Softwares que leem telas de computadores e GPS e transmitem a informação via voz.

LEITORES DE IMPRESSOS

Fazem uma espécie de scaner de livros e afins e decodificam o que está escrito em fala. Já existem computadores com essa tecnologia. (Essa tecnologia ajudaria os deficientes visuais a terem acesso a um estudo mais avançado, pois muitos desistem por falta de oportunidade e pela sua deficiência física)

PUBLICAÇÕES DIGITAIS

Audiobooks em formato conhecido como daisy permitem ao deficiente selecioanr os trechos que deseja ouvir. A fundação Dorina Nowil, de São Paulo, disponibiliza a tecnologia.

BRAILE

Dispositivo mecânico que cria o relevo desse alfabeto para cegos. Hoje existem inclusive relógios com marcações em braile.

Fonte: Revista Veja. Saúde é Vital. Dezembro 2009.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para VEJA COMO A TECNOLOGIA PODE NOS AJUDAR NAS MAIS DIFERENTES OCASIÕES DO DIA-A-DIA

  1. Boa noite meus amigos gostei muito da matéria porem gostaria de saber onde encontro esses equipamentos ou aparelhos com voz sintetizada para uso diário se existe algum distribuidor favor entrar em contato jitleal@yahoo.com.br

    Curtir

Deixe um comentário