O Blog nas Novelas

O blog que Mia (Paloma Bernardi) criou para Luciana (Alinne Moraes) na novela existe na internet. O nome do Blog é Sonhos de Luciana – http://especial.viveravida.globo.com/sonhos-de-luciana.

Anteriormente  postamos  que os bolgs são excelentes ferramentas a serviço da informação. Agora iremos fazer uma referência ao destaque que tem sido dado aos blogs em algumas novelas globais que vão ao ar em horários nobres.

O primeiro caso que nos chama a atenção é o da personagem Luciana (Alinne Moraes). Após um acidente que a deixa paraplégica, essa personagem encontra nos blogs maneira de como conviver com sua deficiência e ao mesmo tempo começa a contar a sua experiência diária a partir do seu blog criado por ele (a personagem). Neste caso, o blog é apresentado como um instrumento que pode ajudar muito as pessoas que estão precisando de informações e que precisam dar uma resposta para as coisas negativas e positivas que estão acontecendo. Tornou-se comum a personagem dizer: _Agora vou trabalhar no blog, postar as imagens e comentar sobre minha nova experiência. Vale destacar que essa personagem teve uma considerável mudança de personalidade. Deu uma pessoa fútil e egoísta, passou a ser uma pessoa humana, lutadora por uma vida melhor e agradável de estar.  Acreditamos que o blog está agindo na vida desta personagem, resgatando sua humanidade e sua dignidade.

Consideramos que este caso é um bom exemplo de como um blog pode melhorar significativamente o relacionamento interpessoal. Chegamos afirmar que o blog tem sido um dos fatores de melhora dessa personagem, pois através dele ela interage com o mundo e torna importante sua traumática experiência de vida.

No caminho das Índias Mais um BLOG

Esta não é a primeira vez que um personagem de novela ganha um blog no site da Globo. Em Caminho das Índias, Indra (André Arteche) tinha um blog no qual misturava realidade e ficção, e contava sua experiência como um adolescente indiano que vivia no Brasil. Por meio do personagem, a autora Glória Perez abordou o choque cultural e falou sobre educação e alunos que sofrem violências no ambiente escolar – na trama, Indra era perseguido pela turma do pitboy Zeca (Duda Nagle). No espaço virtual, o personagem também dava dicas de culinária, de lazer e até de outros blogs.

Confira o lob: http://blogdoindra.com.br/indra/

Em Cama de Gato um blog da turma da terceira idade.

Loló, personagem de Berta Loran é uma Interna do asilo existente na novela Cama de Gato que está no ar na rede globo. Uma velhinha muito doce, que desabrocha ao aprender a usar a internet e criar um blog que fará um enorme sucesso entre os jovens.

Caro professor e demais internautas, era comum ouvirmos dizer que os nossos alunos não conseguiam ouvir através de nossas aulas ecos da realidade vivida por eles, alunos. Mas os blogues são realidades! Constituem-se em inúmeros ecos de realidades no mundo virtual. Ecos sutis e/ou escrachados do mundo real. O que está faltando para você ter seu blog? Mostrar-se ao aluno com um ser consonante com a realidade atual. O blog pode lhe dar braços invisíveis, mas, que mesmo invisíveis, poderão ter forças para alcançar o aluno que antes era inalcançável.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O Blog nas Novelas

  1. Renata disse:

    Olaaa!
    Adorei, mas estou sentindo falta das novelas da CNT! Fiquei sabendo que vem vindo uma novela do Bruce Lee, é verdade?
    Bju

    Curtir

Deixe um comentário