NTE-Abaetetuba, promove oficina de Rádio Escola!

No dia 09 de abril de 2009, aconteceu nas dependências do NTE-Abaetetuba a  1ª Oficina de Rádio Escola 2010, Ministrada pela Profª Edna Carvalho e auxiliada pelos demais tutores. O evento contou com a participação de várias escolas de Abaetetuba e com o representante da Vila de Beja. Durante o encontro foram discutidos vários temas que contribuem para o funcionamento pleno de tal projeto pedagógico, a saber:

  • O que é o Projeto Rádio Escola?
  • Quais os tipos de Rádio existentes?
  • Quais as vantagens de se implementar uma rádio escola?
  • O que este projeto pode Possibilitar AO ALUNO?
  • O que este projeto pode possibilitar a Equipe Gestora?
  • Materiais necessários ao funcionamento de uma rádio Escola
  • Sugestões de Funcionamento
  • Roteiro para elaboração de projetos
  • Modelos de um Programa – Rádio Escola
  • Instrumentos que enriquecem uma rádio escola e levam seus trabalhos para a web
  • O que são Podcast’s?
  • Avaliação do ano letivo de 2009
  • Depoimentos e inquietações quanto ao funcionamento das rádios escola
  • O programa aluno integrado e a rádio Escola.

Mais o que realmente chamou a atenção durante o encontro, foi a apresentação, por parte da equipe rádio escola da Escola Leônidas Montes, de um programa de rádio nas dependências do NTE-Abaetetuba.

O programa tratou do problema de saúde pública, diabetes. Vale a pena conferir nos vídeos abaixo. Note a sincronia do que se estava falando com os eventos temporais que estavam acontecendo em Abaetetuba no período em questão.  Por exemplo: Iria acontecer no dia 10/ 04 a vacinação da gripe H1N1. A equipe, de maneira contextualizada, noticia o fato. Note também o seguinte detalhe: A aluna apresentadora todo tempo tem um celular à mão. Isso acontece para que a mesma possa realmente dar um hora exata.

Vale ressaltar que a equipe teve um excelente desempenho, uma vez que havia dois professores filmando a apresentação da programação. E para qualquer ser humano uma exposição dessa natureza provocaria muita tensão. No início os alunos demonstraram algum nervosismo, mas depois se tornaram donos da situação e chegaram a brincar com a chegada do café.

Todos os presentes acharam espetacular esse momento do seminário e puderam ver na prática, como se faz educação com poucos recursos tecnológicos. Para se ter uma educação de qualidade, precisamos antes de qualquer coisa, termos profissionais da educação comprometidos com e evolução positiva da humanidade.

Ficamos muito felizes com o trabalho executado! Confira os vídeos.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

9 respostas para NTE-Abaetetuba, promove oficina de Rádio Escola!

  1. Maria Adriana Brito disse:

    Estou responsável pela implantação de rádio escola na minha cidade. Poderia me fornecer material para as oficinas?
    No aguardo,
    Adriana Brito

    Curtir

  2. Graça disse:

    Olá
    socorro! vamos iniciar com uma rádio em minha escola e gostaria de saber se você poderia me enviar sugestões e materiais
    muito obrigada

    Curtir

  3. carol disse:

    vou trabalhar numa monitoria de uma escola.so q nao tenho experiencia nenhuma entao estou perdida rs E la funciona com turmas vou pegar 5 turmas.E se trab com plano de aula! tem como vcs me ajudarem estou desesperada rs! email caroline333@bol.com
    se poderem agradeço desde já.bjs

    Curtir

  4. Maria Eliana disse:

    Olá.
    Sou Dinamizadora do Laboratório de Informática do Colégio em que Trabnalho. Alguns alunos vão para o Laboratório colocar música no momento do recreio para toda a turma. Então me veio a ideia de implantar uma rádio escola. Gostaria que me enviassem sugestões de como iniciar a implantação da rádio e quais materiais são necessários para seu funcionamento.
    Aguardo resposta.

    Desde já agradeço.

    Curtir

  5. elba jairan disse:

    SOU OFICINEIRA DE RÁDIO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E ESTOU PEDINDO AJUDA A TODAS AS PESSOAS COM MATERIAL QUE ME POSSA AJUDAR A NÃO TORNAR MINHA OFICINAS TÃO MONOTONAS ,, POR ENQUANTO QUE NAO CHEGOU O MATERIAL DA RADIO -ESCOLA , LHE AGRADEÇO BASTANTE SE ME ENVIAR elba.jairan@hotmail.com

    Curtir

  6. Agreci Teresinha Oro Zanella disse:

    OlÁ,
    Sou multiplicadora do NTE de Balsas- MA, gostaria de saber , se tem como disponibilizar o modelo do projeto de implantação da radio. Estamos pensando em implantar em nossa cidade

    Curtido por 1 pessoa

  7. Camila disse:

    Olá! Sou monitora e já trabalho com a oficina de desenho, e agora me deram a oportunidade de trabalhar tbm com a radio escola. Não sei bem como funciona, e por isso gostaria de algumas ideias ou sugestões de como realizar a radio escola e o material necessário para o mesmo. Desde a agradeço!
    Email para contato: mila.oliveira2@hotmail.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário