UCA! Projeto UCA! Mas o que é isso?

O programa UCA – um computador por aluno, é um projeto do governo federal e integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.
No Pará, o projeto começou a ser discutido em 2007 e agora em 2010 os computadores (notebooks) começaram a ser entregues nas escolas do Estado. As escolas que irão receber os computadores aqui no Pará são:

EMEF “SANTA LUZIA” – ABAETETUBA
EMEF MARIA DE FÁTIMA – CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
EE RUI BARBOSA – BELÉM
EE RETIRO GRANDE -CACHOEIRA DO ARARI
EEEFM FLORA TEIXEIRA – FARO
EMEF CEL. RAIMUNDO PEREIRA BRASIL – ITAITUBA
EEEFM JERONIMO MILHOMEM TAVARES – LIMOEIRO DO AJURU
EEEFM JOAO APOLINÁRIO BATISTA – SANTA CRUZ DO ARARI
EMEF IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL – SANTARÉM
Fonte:http://ctaeseducpa.wordpress.com/

Cabe à Seduc, pelo acordo, a liberação de professores e gestores para capacitação técnico-pedagógica; reserva de pelo menos quatro horas por semana, por docente, para interação e integração do conteúdo educacional e tecnológico; prover a infraestrutura elétrica e de segurança para os laptops na escola, de modo a garantir que todos os equipamentos possam ser ligados à energia elétrica e guardados em segurança. Nesse ponto, a rede física da Seduc já está providenciando a construção de armários com tomadas elétricas para que os computadores sejam guardados em segurança.
A professora Áurea Albuquerque, coordenadora estadual do ProInfo é a responsável pela formação do Projeto UCA.
Para a formação dos professores será constituída uma equipe técnico-pedagógica de formação do MEC, que repassará informações técnicas a uma equipe da Seduc que, por sua vez, vai disseminar nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) as informações. Além da capacitação técnica, o MEC se responsabilizará pelo acesso das escolas à internet com a implantação de uma rede wireless. A Seduc continuará fazendo adesão para adquirir mais computadores através do pregão do MEC/FNDE para atender mais escolas.
A capacitação com os professores dos NTE’s está marcada para dia 06 de agosto, em Belém.

Texto encontrado no seguinte endereço: http://eriredencaopara.blogspot.com/2010/07/projeto-uca.html

MAIS INFORMAÇÕES E UM POUCO DO HISTÓRICO

DO PROJETO!

O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil

O projeto OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT.

Em Fevereiro de 2006 a FacIT chamou mais três instituições para integrar o grupo técnico e fazer um estudo sobre a solução OLPC:

  • CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer;
  • CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e
  • LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.

Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.

Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia.

Seis municípios serão atendidos como UCA Total, onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto.

Por iniciativa dos governos Federal, Estaduais e Municipais, o projeto será replicado em seis municípios brasileiros, que terão todas as suas escolas atendidas, onde são chamadas de UCA Total. Os municípios selecionados são:

  • Barra dos Coqueiros/SE;
  • Caetés/PE;
  • Santa Cecília do Pavão/PR;
  • São João da Ponta/PA;
  • Terenos/MS;
  • Tiradentes/MG

GTUCA – Grupo de trabalho do Programa UCA.

O grupo é formado por especialistas no uso de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação. Para execução do projeto dividiu-se em três frentes:

  • GT Formação;
  • GT Avaliação e;
  • GT Pesquisa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

11 respostas para UCA! Projeto UCA! Mas o que é isso?

  1. Lucia Maia disse:

    Gostei das informações pois a minha escola vai receber O UCA , que é a Escola Irmã Leodgard .Vou visitar esse blog sempre. um abraço , vamos trocar experiências e melhora a educação em nosso estado

    Curtir

  2. Alana disse:

    muito bom eu estudo no colégio EEEFM JERONIMO MILHOMEM TAVARES – LIMOEIRO DO AJURU eee eu vou visitar esse blog sempre que eu puder

    Curtir

  3. kelly garcete disse:

    A Escola Municipal Maria Ligia B. Garcia,de Ponta Porã, MS, em que trabalho, está recebendo o projeto Uca, nós professores estamos muito ansiosos e as informações que li aqui estão nos ajudando bastante. Parabéns!!!

    Curtir

  4. Maria Lucileide Almeida disse:

    A EEFM.José Martins Rodrigues, no interior do estado do Ceara,representada pelo seu nucleo gestor:salim Hissa, Branquinha e Erivaldo B.Marinho, estão vislumbrando e parabenizando a iniciativa dos nossos governantes em implantar este projeto UCA, que será além de um grande dsafio aos profissionais da educação, será mais uma ferramenta de grande tecnologia para implementar os trabalhos educacionais de nossa Quixadá.Só temos a elogiar o programa que será muito proveitoso principalmente que incentivará o alunado pelo gosto em estudar em escola pública e uma grande meta a ser atigida no combate a evasão. Parabéns. Brankinha

    Curtir

  5. MARIA CLARICE LUFT disse:

    Bom Dia!
    Sou funcionária Administrativa da Escola Estadual Cristo Redentor de Nova Prata do Iguaçu no Paraná. Gostei muito desse programa e gostaria de saber se as escolas estaduais também podem aderir a esse programa, pois para nós educadores, quanto mais o aluno se aproximar das tecnologias terá maiores oportunidades de acesso ao conhecimento. Aguardo resposta. Abraço

    Curtir

  6. dalva disse:

    gostei das informaçaoes, estou fazendo um trabalho na facudade com esse tema Projeto UCA.

    Curtir

  7. Rakel disse:

    Gostaria de mas informações, pois estou fazendo um trabalho de conclusão de curso sobre o projetoUCA.

    Curtido por 1 pessoa

  8. edinair disse:

    edinair comenta: vou iniciar meu projeto de pesquisa e gostaria de obter mais informações sobre o programa UCA e gostaria de ter sugestões de livros para pesquisa; cara cursista dalva.será de grande valia.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s